O que é

O que é: fonte de alimentação

Você funciona bem com fome? 🙄
Seu computador também não!! 🙅‍♂️

Por isso, ele tem a fonte de alimentação, o componente responsável por “cozinhar” 🍲, transformar a energia que vem bruta da rua ⚡, e deixá-la macia e saborosa para o computador desempenhar sua tarefa.

Tecnicamente falando, ela converte os 220V ou 110V alternados da rua, em voltagens menores de corrente contínua, como 12V, 5V, e 3,3V, que possibilitam a comunicação binária. 🤓 E assim como acontece com as panelas, quanto melhor a fonte, melhor a refeição!

As mais populares são as fontes de 200W que custam na faixa de 60 reais. São fabricados na China 🇨🇳 e importadas para o Brasil 🇧🇷 nas mais diversas marcas, e se destacam pelo custo, porém não cumprem o que prometem. A maioria delas, se exigida nos seus 200W, queimam 🙁. Além disso, colocam em risco os outros componentes por não terem as proteções necessárias para a energia oscilante que vem das ruas.

As fontes ideais são aquelas de voltagem reais, que entregam aquilo que prometem 😀. Existe um selo, chamado 80Plus, que certifica as fontes que mantém a qualidade mesmo em condições extremas. Claro que toda qualidade tem um preço: o valor delas é, pelo menos, 3x maior que as comuns de 200W 💵💲. As marcas mais populares são Corsair, Thermaltake, EVGA, Cooler Master, entre muitas outras.

Outro ponto importante é a potência. Computadores mais possantes e com mais componentes, exigem fontes mais potentes, de 500 ou até 800W!! 😱 O ideal é que a fonte forneça ao menos 30% a mais da energia que será exigida do computador, e essa quantidade pode ser facilmente calculada por um técnico.

Você acha que seu computador sofre de desnutrição? Está preocupado(a) se ele está protegido contra as oscilações vindas da rede externa?
Consulte-nos! Estamos ansiosos por ajudar! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *