DicasUncategorized

Você liga seu computador no estabilizador?

Se sim, você está prejudicando seu equipamento!

O estabilizador entrou nos lares e escritórios brasileiros nos anos 90 com a promessa de estabilizar a corrente elétrica que vai para o seu equipamento, protegendo no caso de picos de tensão.

Porém quando há um pico de tensão (que pode queimar seu equipamento), o estabilizador faz a regulação através do relê (que faz aquele barulho TLEC TLEC), cortando por milissegundos a alimentação de energia para a fonte do seu equipamento (veja aqui o que é a fonte: http://blog.senratecnologia.com.br/o-que-e-fonte/).

Essa pausa de milissegundos causa danos, pois isso força o componente da fonte a segurar a energia.

Além disso, a proteção do estabilizador é muito lenta. Quando percebe que tem uma variação de energia, a fonte do computador já se adaptou à ela.

Ou seja, o estabilizador é como um zagueiro lento na frente de um goleiro rápido. Ele acaba desviando a bola que o goleiro iria defender e atrapalhando tudo!

Sabe o que é o ideal? Usar um filtro de linha de qualidade! Sim, ele protege seu equipamento em caso de pico de tensão e não deixa de alimentar corretamente a energia do seu equipamento.

Outra opção seria o nobreak, que demanda um investimento mais alto.

Troque já seu estabilizador por um filtro de linha de qualidade, ou um nobreak, e deixe seu equipamento muito mais seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *